quarta-feira, 13 de março de 2013

Os diferentes tipos de adoçar...

BOM DIA SEGUIDORES, LEITORES E AMIGOS!
TANTO TEMPO SEM ESCREVER E UM AMIGO ME ANIMOU E ME FEZ CONTINUAR!
VAMOS LÁ??
HOJE VOU FALAR DAS DIFERENÇAS DO AÇÚCAR, UMA DÚVIDA BEM GERAL...
VALE A PENA A LEITURA, E CLARO....CONTROLAR O CONSUMO DESSE MAL QUE DEIXA TUDO DOCE DOCE DOCE....CUIDADO E EVITE O MÁXIMO QUE PUDER, AFINAL....TODOS OS PRODUTOS, PRINCIPALMENTE OS INDUSTRIALIZADOS POSSUEM MUITO AÇÚCAR, ENTÃO PRECISAMOS EQUILIBRAR O CONSUMO !!!!!!



ASPARTAME E CICLAMATO

São sintéticos e, por causa da alta quantidade de produtos químicos devem ser controlados na hora do consumo, pois há possíveis efeitos colaterais, como dores de cabeça e até o desenvolvimento de câncer. Este tipo de adoçante supera muito o açúcar, sendo assim mais fácil o seu controle: 4 gotinhas, no máximo 2X por dia ou 0,8 gramas por dia.

ESTÉVIA

O adoçante é derivado da planta Estévia, típica da América do Sul, sendo o mais indicado por ser de origem natural e livre de produtos químicos. Este tipo de adoçante pode até regular a pressão arterial, diferente da maioria dos outros adoçantes. Não há uma quantidade certa para o consumo, este é mais liberado, mas lembrando: em grande quantidade, pode alterar o sabor dos alimentos, deixando tudo mais amargo.

AÇÚCAR ORGÂNICO

Não tem nenhum produto químico na sua composição, ou seja, a cana e o solo são cultivados sem aditivios ou fertilizantes sintéticos. Sua forma de adoçar é muito semelhante ao açúcar refinado, e o consumo recomendado é de 5 colheres de chá por dia no máximo. Fica a dica: olhe sempre no rótulo se contém um selo certificando sua origem.

AÇÚCAR MASCAVO

Também extraído da cana, mas não passa pelo processo de refinamento, e assim consegue manter mais grande parte dos seus nutrientes. Tem quase a mesma quantidade de caloridas do refinado e sua quantidade recomendada é a mesma: 5 colheres de chá por dia no máximo!!!


MEL

É um pouco menos calórico do que o açúcar! Também não deixa de ser mais saudável, já que é rico em nutrientes, como o potássio, cálcio e vitaminas. Ainda há estudos que ele controle o colesterol e fortalece o sistema imunológico! Grande dica: cuidado com o risco de contaminação e também controle o consumo: 2 colheres de sopa por dia, sem usar nenhum outro tipo de adoçante, claro!!!!!

CUIDADO COM AS VERSÕES DIET E LIGHT:

E não é só em relação ao açúcar não! Não é porque o produto traz essas palavras que enxem os olhos que você pode consumi-lo sem controle ou à vontade. Para começar explicando essa diferença, o diet não significa que não tem açúcar, e sim que o produto é isento de algum nutriente, talvez até glúten ou gordura, por exemplo. Já os produtos lights, apresentam redução de 25% das calorias ou, então de alguma substância da composição, que pode ser sal ou carboidrato. Assim, leia com muita atenção sempre os rótulos. Lembre-se: ''às vezes a versão diet ou light é até mais calórica do que o produtinho normal.''


CONCLUSÃO:

Em casa e no preparo das refeições, prefira as versões de açúcar mais naturais, que são mais saudáveis! Mesmo todos possuindo a mesma quantidade de calorias, os naturais oferecem mais benefícios. Claro, todos devem ser controlados e usados com muuuita moderação! Quer uma dica? Evitar refrigerantes, sucos prontos ou adoçados e outros produtos industrializados já dá para reduzir bem o consumo do açúcar!!!!! E tenho certeza que mesmo assim você consegue ter uma vida doce!!!!

ÓTIMO DIA PARA TODOS....

''QUE SEJA DOCE TODOS OS SEUS MOMENTOS...''


Nenhum comentário:

Postar um comentário