segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SAL REFINADO X SAL MARINHO X SAL LIGHT

Olá gente! Saibam as diferenças destes três tipos de sal que encontramos no mercado:
É muito importante para sabermos qual optar...
Beijos e bom começo de semana para todos!

Sal Refinado:
O sal refinado, como o próprio nome diz, passou por um processo de refinamento, onde através da adição de substâncias químicas são branqueados e ficam mais soltinhos. Sua aparência fica melhor, mas não seu aspecto nutritivo.
É que neste processo, muito de seu valor nutricional é perdido, além disso muitas das substâncias químicas anteriormente adicionadas permanecem no produto final, ou seja o consumo do sal marinho, o sal in natura, é muito mais saudável.


Sal Marinho e Sal Mineral:
O Sal Marinho Natural contém cerca de 84 elementos, dentre eles: iodo, enxofre, bromo, magnésio, cálcio, entre outros. Os quais são perdidos durante o processo de refinamento.
Com relação ao iodo, como nossa alimentação é pobre nesse mineral, ele deve ser acrescido na industrialização do sal refinado, no sal marinho e mineral, ele está presente naturalmente. O sal mineral apenas difere do marinho, quanto à sua fonte, pois enquanto o primeiro é obtido a partir da evaporação da água do mar, o sal mineral é extraído de minas subterrâneas.
Sal light:
O sal comum ou refinado tem em sua composição 99% de cloreto de sódio (NaCl), o sal light tem em sua formação 50% de cloreto de sódio (NaCl) e 50% de cloreto de potássio (KCL).
Sendo assim, devido à sua formação, o sal light possui um menor tempo de retenção no organismo (menos quantidade de sódio) o que é ótimo para os hipertensos e paras as pessoas que retêm líquidos.
No entanto, se você possui alguma doença renal (ligada aos rins) o sal light não é recomendado por tem em sua composição o potássio.
Outra vantagem é que o sal light possui um sabor mais suave, mas  não deixa de salgar os alimentos só porque é “light”. Mas, se você vai optar por substituir o sal refinado (comum) pelo sal light, preste atenção: o sal light deve ser usado nas mesmas quantidades que o sal comum ou seja, não deve ser usado em excesso.

Função do sal no organismo:
O sal equilibra o meio aquoso de nosso corpo, facilitando a troca de água entre as células e seu meio externo, ajudando na absorção de nutrientes e na eliminação de detritos. O Sódio é necessário na transmissão dos impulsos nervosos e na contração muscular, inclusive nas batidas do coração. Aliás nesse equilíbrio das batidas cardíacas tanto o sódio (Na) quanto o potássio (K) são essenciais.

Excesso de sal (sódio):
Algumas pessoas, principalmente os idosos e obesas têm uma tendência maior em reter sódio no organismo e consequentemente, leva a um acúmulo de líquidos no organismo. As artérias, com o tempo, perdem a capacidade de distenção o que propicia a HIPERTENSÃO!

Eu recomendo: Sal Marinho Jasmine


Nenhum comentário:

Postar um comentário