segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Fique por dentro: doença celíaca

O que é a doença celíaca?

A Doença Celíaca, ou a Intolerância ao glúten, geralmente se manifesta na infância, podendo também, aparecer em qualquer idade, até nos adultos. O tratamento da doença é uma dieta totalmente isenta de glúten. Os celíacos não podem consumir pães, bolos, bolachas, macarrão, salgados, pizzas, bebidas alcóolicas, etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição. Devido a exclusão total de alimentos que tem glúten, o portador desta doença deve ser sempre acompanhado por um nutricionsita, pois muitas vezes é normal o aumento do peso corporal por não saber se alimentar adequadamente. É preciso diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.

O que é o GLÚTEN ?

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.




 

Qual é o tratamento da DOENÇA CELÍACA ?
Para a Doença Celíaca existe um único tratamento: uma dieta rigorosa e adequada, onde devem ser retirados todos os alimentos e preparações que tenham o glúten. 
Deve-se substituir os ingredientes que contenham glúten ( como a farinha de trigo ), por outras opções como o uso de farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, polvilho e fécula de batata.



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Lugar de criança é na cozinha!

Oi gente!
Hoje o post vai para as mamães de plantão!
Em especial para aquelas que fazem de tuuuudo para seus pequenos comerem alimentos mais saudáveis e variados!

Vamos lá...a dica vale a pena!!

1)Leve seu filho ao supermercado, mas LEMBRE-SE: PASSE PELA SEÇÃO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS E FALE UM POUCO SOBRE CADA UMA DELAS!

2)Na hora do preparo, peça para a criança cortar alguns vegetais e LEMBRE-SE de que a faca deve ser sem ponta. E assim, incentive-a a provar uma e outra rodela!

3)Funções simples, como mexer a salada ou montar lanches naturais também ajudam a cumprir o objetivo. A idéia é beliscar e conhecer os ingredientes saudáveis.

4)Alimente-se sempre em família, em lugar tranquilo, como por exemplo:  na mesa da cozinha!

5)Lembre-se sempre de ter bons hábitos alimentares, pois a criança estará copiando e colando você!




PEÇA PARA SEU FILHO DAR UMA MÃOZINHA NA COZINHA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA!!!!!!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dica do dia: Comer chia é muito simples..

Olá Gente!

Hoje uma diquinha simples e prática de fazer!
Você está comendo o ogrão de chia e está sofrendo por falta de opções?
Aqui uma dica rapidinha:

Faça um suco de maracujá, de preferência NATURAL!!!!
Bata no liquidicador bem gelado!
Coloque no copo e acrescente uma colher de sopa do GRÃO DE CHIA!


FICA MARAVILHOOOOSO e com a sensação de sementes de maracujá no suco!

Gostou???

Aproveite o verão e beba este suco todos os dias, pois o maracujá é uma fruta rica em vitamina C, controla a ansiedade por ser tranquilizante e além disso...o grão de chia é fibra e alimento funcional!!! E assim...controlar o seu apetite, já que a fibra tem como função dar saciedade!!!

Vale a pena!!!

Beijos