quarta-feira, 13 de julho de 2011

Controlando o colesterol...

Por que é importante controlar os níveis de colesterol?
Um dos grandes fatores de risco para as doenças cardiovasculares é o nível de colesterol elevado no sangue. É preciso mantê-lo controlado para conservar a saúde do seu coração.
O organismo utiliza o colesterol para produzir bile, hormônios e transportar diversas vitaminas. A maior parte dele é fabricada pelo o fígado (em torno de 70%) e 30% vem da nossa própria alimentação! (não deixe de conferir: Alimentação).
Adicione o colesterol produzido pelo fígado ao colesterol proveniente dos alimentos e você compreenderá a origem dos níveis elevados de colesterol no sangue. Portanto, quantidades em excesso dessa substância podem se acumular nas paredes das artérias, por isso é necessário a quantidade controlada para produção e manutenção normal das células.


Quais são os fatores de risco?
  •  Diabetes
  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Hipertensão arterial
  • Histórico familiar de doença cardíaca
  • Alimentação rica em gordura/colesterol
  • Homens com 45 anos de idade ou mais
  • Mulheres com 55 anos de idade ou mais
Os dois tipos de colesterol:

LDL: o famoso "colesterol ruim", transporta o colesterol para dentro das células, por isso quanto mais baixos os níveis de LDL, melhor!!!!
HDL: é o "colesterol bom", transporta para fora das células, assim quanto mais altos os níveis de HDL, melhor.

Alimentação:

A alimentação de quem tem colesterol elevado ou quer evitar este mal deve ser rica em carnes brancas, frango e peixes. Também deve ser rica e variada em frutas, verduras e legumes. As frutas secas, como avelã e nozes, também são uma boa opção, mas é preciso tomar cuidado porque são beeem calóricas. A substância antioxidante, chamanda flavonóides contidos em vinhos tintos de boa qualidade ajudam a reduzir o colesterol ruim, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida. A soja também tem mostrado bons resultados no aumento do bom colesterol!
Pessoas que se preocupam com a saúde e querem evitar o colesterol elevado, devem evitar gordura saturada, encontrada em carnes vermelhas, nos embutidos, pele de aves, frutos do mar (camarão, lula, ostra, lagosta, polvo e marisco), gema de ovo, frios, leite integral e derivados, biscoitos amanteigados, folhados, sorvetes cremosos e chantilly. Prefirir alimentos com pouca porcentagem de gordura, como o leite e derivados desnatados e gorduras do bem como por exemplo o azeite de oliva extra-virgem!!!! Nos casos comprovados de problema metabólico (do próprio organismo), além destes cuidados, é necessária a administração de medicamentos, que somente o médico pode receitar!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário