terça-feira, 18 de outubro de 2011

Avaliação da composição corporal

Sabe aquela barriguinha saliente que incomoda muito? Quem nos dera se a gordura fosse apenas um atentado à estética. Em excesso, o tecido adiposo é péssimo à saúde do corpo em geral, podendo causar diversas doenças da atualidade, como a obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Assim, para se livrar dessa ameaça, é preciso definir uma estratégia. E conhecer o inimigo a fundo é importante. Dessa forma, uma maneira eficiente é o exame de BIOIMPEDÂNCIA, que é um método de avaliar a composição corporal e tem como objetivo principal determinar as quantidades de massa gorda e massa magra do organismo. Um exemplo comum é, dois indivíduos podem ter o mesmo peso, mas composição corporal diferentes!
O exame é super prático de ser realizado, pois basta ficar deitado em uma maca por cerca de 10 minutos, com eletrodos afixados na mão e no pé. Esses transdutores emitem uma corrente elétrica de baixa intensidade que trafega através do corpo e pronto! A massa magra conduz a eletricidade com mais facilidade do que a massa gorda.


A BIOIMPEDÂNCIA é um método bastante preciso. Para quem pretende se submeter a ele, alguns cuidados são fundamentais. Antes da avaliação, é preciso ficar em jejum durante seis horas. Bebidas alcóolicas e cafeinadas também não devem ser consumidas nesse período. Cigarro e medicamentos diuréticos são outros itens proibidos. Afinal, isso tudo pode interferir na precisão do exame e até comprometer sua segurança. Por fim, a bioimpedância é contra-indicada para pessoas com marcapasso e mulheres grávidas. Mesmo sendo um método simples, o recomendado é que seja conduzido por um nutricionista ou um médico.
Você que gostaria de conhecer mais o seu corpo, está em processo de emagrecimento ou fazendo qualquer programa de condicionamento físico, agende já a sua consultinha e peça o exame...é simples e você vai ficar por dentro de tudo!!!



SAIBA MAIS:

O CORPO HUMANO É COMPOSTO POR BASICAMENTE 2 ELEMENTOS:

MASSA MAGRA: é composta por músculos, ossos e órgãos vitais, sendo o principal responsável pela queima de calorias ( a musculatura é o elemtento quimicamente ativo no organismo). Portanto, quanto mais massa magra, mais calorias você estarará queimando em repouso e durante a atividade física.
MASSA GORDA: é composta pela gordura! E não se assuste, mas um mínimo de gordura corporal é essencial para algumas funções do organismo. Entretanto, o excesso de gordura é prejudicial. Então, todo alimento ingerido acima das necessidades diárias, será acumulado no organismo sob a forma de tecido adiposo, ou seja em gordura corporal.

Um comentário: