sábado, 8 de outubro de 2011

Cuidado com os falsos "emagrecedores"

Olá gente! Hoje estou aqui para mostar um assuntinho que caiu na mídia e está suuuper polêmico! Estou falando do medicamento para Diabetes mellitus: Victoza. Leiam e fiquem por dentro, porque garanto que é muito importante!!!
O remédio Victoza é o nome comercial, que contém a substância Liraglutida. É um remédio fabricado para o tratamento do Diabetes tipo 2. Foi lançado nos Estados Unidos no ano passado (2010), e aqui no Brasil foi lançado e está no mercado há 3 meses e vem sendo muito usado como remédio emagrecedor, objetivo não recomendado.

A edição de Setembro da Revista Veja mostrou a atuação do remédio Victoza, mostrando a história de pessoas que usaram o remédio e emagreceram muito em poucos meses.
A revista mostra em seu artigo um estudo feito pelo International Journal of Obesity, que mostrou que o remédio não houve nenhun malefício para coração, dado que provoca baixos índices na pressão arterial, e também nenhum dano cerebral.
Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), esclareceu alguns pontos a respeito da matéria da Revista Veja:

Segundo a Anvisa, o medicamento é aprovado e registrado na mesma, desde 2010, porém seu uso é “adjuvante da dieta e atividade física” para conseguir um controle glicêmico para pacientes diabéticos millitus tipo 2. Num dos relatóris da Anvisa apresenta efeitos adversos ao uso do Victoza que são hipoglicemia, dores de cabeça, diarréia e vômito.
Outro ponto que a vale salientar, de que até o momento não existe nenhum estudo ou resultados apresentados a Anvisa, que garanta os efeitos do Victoza como agente emagrecedor.


ENTÃO MUITO CUIDADO, POIS ESSE MEDICAMENTO DEVE SER UTILIZADO APENAS POR PESSOAS QUE TENHAM DIABETES TIPO 2, COM RECOMENDAÇÃO MÉDICA.  E MAIS: OS EFEITOS DO REMÉDIO AINDA NÃO SÃO COMPROVADOS NEM APROVADOS PELA ANVISA!

Leia também:  Diabéticos têm dificuldade de achar medicamento Victoza do site da Folha:  http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/977929-diabeticos-tem-dificuldade-de-achar-medicamento-victoza.shtml

Minha opinião sobre o assunto: A procura por milagres para perder peso é enorme, e com isso as pessoas, sejam elas com excesso de peso ou levemente acima do peso, fazem de tudo e até correm riscos para ter resultados rápidos e nada comum. Sim, e aqui no Brasil como em qualquer outro lugar do mundo, caiu na mídia, ou seja em revistas, programas ou jornais famosos, a procura e o assunto se multiplica de uma forma impressionante! Eu não vi nada na graduação e ainda não vivi nada que me mostrasse uma perda de peso extremamente rápida como diversos remédios prometem atuar. Somente acredito na reeducação alimentar indivualizada e em estudos e pesquisas comprovadas, mesmo sendo um processo um pouco mais lento, mas, saudável e confiável para a vida toda. Cada medicamento é feito para sua determinada patologia. E a obesidade e suas consequências ainda não inventaram nada milagoso. Vale ressaltar, que a perda de peso pode ser sim muito rápida e animadora, portanto o ganho de peso depois do término do tratamento com esses tipos de remédios é na mesma velocidade ou bem pior! Então, que tal encarar tudo mais tranquilamente, sem sofrimentos ou riscos? Pense nisso e queira mais qualidade de vida sempre!

Um comentário:

  1. Lú, arrasou! E é isso aí, confio na sua opinião e milagre não existe! Beijos

    ResponderExcluir