quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Vitamina D: a vitamina do verão!

Oi Pessoal...Hoje vou continuar falando sobre o tema: Vitaminas!
Vamos lá? Saiba tudo sobre a vitamina D, super importante para o nosso organismo!!!
Beijos..

As pesquisas sobre os benefícios da vitamina D só aumentam, mostrando que podem diminuir os riscos de hipertensão, diabetes, câncer e de falha na memória. Mas ainda tem muita coisa em pesquisa para descobrir sobre o verdadeiro potencial dessa substância no nosso organismo.
A vitamina D participa do grupo dos pró-hormônios e é derivada do colesterol. Está presente em nosso organismo sob duas formas: a vitamina D2 e a D3. Sua função mais importante é auxiliar na absorção do cálcio no corpo. Por isso, as deficiências de vitamina D e de cálcio são totalmente ligadas , e podem provocar enfraquecimento e fratura dos ossos.
E é através de exames de análises clínicas do sangue que se descobre qual o nível de vitamina D  dentro do organismo. Ainda não existe um consenso sobre qual o valor de normalidade da dosagem desta vitamina no sangue. Mas sabe-se, com certeza, que a principal fonte de vitamina D é o sol. Cerca de 80% a 100% da vitamina absorvida por nosso organismo vem da exposição ao sol e não dos alimentos – mesmo assim, vale lembrar que alguns deles são naturalmente ricos em vitamina D, como leite, ovos, manteiga e peixes.
Apesar do sol ser livre e de fácil acesso, a maioria dos brasileiros tem deficiência dessa substância, segundo revelou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deste ano. Alguns motivos explicam essa carência, como os hábitos culturais moderno, como por exemplo: cada vez menos a prática de exercício ao ar livre e cada vez mais se utiliza protetor solar para sair de casa. Além disso, a obtenção da vitamina D pelo corpo depende de alguns fatores como idade, pigmentação da pele, roupas utilizadas, poluição do ar, obesidade e estação do ano. Então fica a dica: Contiue usando o seu protetor solar diário e pegue um solzinho de 15 minutos por dia em bons horários, como antes das 10h da manhã e depois das 16h e pronto: você já estará recebendo vitamina D!
Diante desse cenário, a suplementação é muitas vezes recomendada como o melhor remédio em caso de déficit de vitamina D. A ciência tem feito descobertas incríveis, mas é preciso ter cuidado: a ingestão de suplementos só deve ser feita com orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário