quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Receita do dia: Dia do Nutricionista!

Hoje é dia dos(as) Nutricionistas!E pra comemorarmos: uma maravilhosa receita de bolo com a minha oleaginosa preferida!!!!! Espero que gostem e façam em casa...fica super nutritivo!
E claro, já deixo aqui o meu parabéns para todos(as) os profissionais que amam a alimentação saudável e uma excelente qualidade de vida: Nutricionistas Sucesso sempre!

Beijos para todos!

Bolo de Castanha-do-Pará ou do Brasil:

Ingredientes:

6 ovos
300 g de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de óleo de coco
300 g de castanha-do-Pará triturada
3 colheres (sopa) de canela em pó


Preparo:

Bata os ovos com o açúcar mascavo e o óleo de coco até obter uma massa cremosa. Se necessário, adicione mais óleo de coco. Acrescente a castanha-do-pará e misture bem, sem bater. Coloque a massa em uma assadeira (18 x 25 cm), untada com óleo de coco, e leve ao forno, pré-aquecido, a 180 ºC por 30 minutos ou até ficar firme. Retire do forno e deixe esfriar. Corte em quadrados e polvilhe a canela antes de servir.

Rendimento: 8 porções

Valor Calórico: 235 kcal por porção

A castanha-do-Pará é rica em selênio, essencial ao bom funcionamento da glândula tireóide, para a produção dos hormônios tireoidianos. Este mineral é também fundamental para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das nossas células e diversas outras doenças!

O óleo de coco, que eu já mostrei para vocês aqui no Saúde se põe na mesa, é fonte de vitamina E, que é antioxidante, auxiliando na proteção contra as doenças cardíacas. Reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL). Além disso, possui efeito termogênico, ou seja, aumenta o gasto energético do organismo que ajuda no processo de emagrecimento.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dica: Buenos Aires!

Olá! Gente, eu estava louca pra fazer este post pra vocês! Bom, só quero mostrar um lugarzinho bem bacana pra quem está com viagem marcada ou está pensando em ir em breve pra Buenos Aires. Estive lá na primeira semana de Agosto, e claro, eu sabia que não podia deixar de comer em uma churrascaria...Então, escolhemos o Siga la vaca, que amigos tinham nos indicado! É uma deliiiiiiicia! Tem uma variedade enooorme de saladas (a melhor parte!!!!!), carnes, sobremesas...Vale muito a pena ir, mas ir com muuuita fome! rs....o ambiente também é super gostoso, bem grande e se localiza no bairro Puerto Madero, bairro mega fofo com diversos tipos de restaurantes!!!!
Para conhecer e saber mais, entre no site do Siga la vaca: http://www.sigalavaca.com/





Buffet de saladas!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Segurança alimentar: Parte 3

Olá! Última parte sobre segurança alimentar. Vale a pena voltar a ler as outras partes (Parte 1 e 2) para o tema ficar bem entendido! É super importante ter conhecimento desses detalhes e espero que tenham gostado, pois fazem parte de uma alimentação saudável! O blog amou....uma ótima leitura e beijos para todos!!!

Alimentação fora de casa:
  • Se você é cliente fiel de algum estabelecimento, peça para conhecer a cozinha.
  • Procure saber se o local tem algum selo de certificação em segurança alimentar.
  • Observe a higienização dos talheres, toalhas e apresentação pessoal dos atendentes.
  • O banheiro é uma indicação se cuidam ou não da limpeza.
  • Pergunte se as frutas e verduras são sanitizadas corretamente.
  • Observe se os funcionários estão devidamente uniformizados.
  • Observe as características sensoriais dos alimentos.
  • Pergunte se o local possui um técnico responsável pela produção e manipulação.
  • Veja se o alvará de funcionamento está em dia e em local visível.
  • Observe a estrutura física e higiene do ambiente. 
E SE ALIMENTE COM SEGURANÇA E SAÚDE SEMPRE!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pare de se enganar!

Normalmente quem costuma fazer dieta tem uma capacidade incrível de se enganar a respeito de alimentação. Pense nas vezes que você precisou restringir a alimentação fazendo uma dieta. Você deu a si mesmo(a) uma desculpa esfarrapada para comer? Acertei?
Leia então abaixo, uma lista de pensamentos sabotadores e confira os que você teve quando fez algum tipo de dieta:

Tudo bem comer isto porque...
  •  Não é um pedaço inteiro.
  • Vou comer só dessa vez.
  • Todo mundo está comendo.
  • Ninguém me verá comendo isso.
  • Estou comemorando.
  • São só migalhas.
  • É só para sentir o gostinho.
  • É de graça.
  • Quero mesmo comer isso.
  • É uma ocasião especial.
  • Não vai fazer diferença.
  • Não é tão calórico assim.
  • Vou compensar comendo menos mais tarde.
  • Paguei por essa comida.
  • É falta de educação não comer tudo.
  • Vai ser um desperdício.
  • Estou com desejo de comer isto e, além do mais, é algo que não tenho oportunidade de comer toda hora.
Agora me diz! Mais de 3 pensamentos desses fez você se sentir culpado(a)? Sim, eu entendo! Pois estes pensamentos iludem você e o levam a comer o que não deveria. E lembre-se: caloria é caloria, não importa quando, onde ou porque você esteja comendo, ela sempre está contadinha no seu cardápio, e comer a mais pode ser o maior erro que você está cometendo na sua dieta!!!! Cuidado e pare de se enganar agora, porque só assim você terá o resultado que deseja!!!!! Quer mais dicas? O livro Pense Magro é ÓTIMO!!!!

sábado, 13 de agosto de 2011

Receita do dia: Dia dos Pais

Olá! Amanhã, domingo e dia dos pais....que tal preparar um arroz suuuuper nutritivo e colorido para o papai? Este arroz eu aprendi fazer no curso do SESI durante a faculdade...e eu, claro que aprovo porque fica delicioso e muito lindo na hora de servir! Também é bem prático e combina com tudo! Na receita tem uma novidade: casca de melancia! Isso não é o terror, eu juro!!! É simplesmente o maior objetivo que este curso nos ensina: reaproveitar tudo e qualquer alimento! Então....se você pensava em jogar a casca da melancia fora, não precisa mais....porque dá pra aproveitá-la raladinha em qualquer tipo de preparação que fica uma delicia...Experimentem em casa....fica fantástico no arroz!!!!
Bom domingo pra todos e FELIZ DIA DOS PAIS!!! ( em especial para o meu que amo demais).

Arroz vegetariano:

Ingredientes:

 2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
4 colheres de sopa de óleo
4 xícaras de chá de arroz
1 xícara de abobrinha (miolo)
2 xícaras de chá de casca de melancia ralada
1 xícara de chá de cenoura ralada
1/2 xícara de chá de pimentão vermelho picadinho
Sal

Modo de preparo:

Frite a cebola e o alho no óleo. Junte o arroz e refogue mais um pouco. Acrescente os outros ingredientes e coloque água o suficiente para cobrir o arroz e atingir a consistência desejada.
Rendimento: 12 porções
Valor calórico da porção: 230,15 kcal
Tempo de preparo: 1h

Foto original da preparação



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alimente-se devagar

Garanto que a maioria de vocês já ouviram essa frase: "conte até 30 bem devagar quando estiver mastigando um alimento". Aaaaah eu sempre ouvia da minha mãe quando eu era pequena. E como mãe nunca erra, essa é a pura verdade! Não importa o quanto você conta e sim o tempo que o alimento fica dentro da sua boca até que você sinta que ele já está na hora certa para ser engolido! Ou seja, mastigar, mastigar, mastigar e saboreaaaaaaaaaaar...PRONTO!...com calma você já pode engolir! É assim que funciona mesmo e por isso que eu vou mostrar duas razões benéficas sobre a importância de comer devagar e conscientemente:

  1. Quando você come devagar, seu cérebro tem tempo para registrar que você está satisfeito!
  2.  Quando você percebe e aprecia cada porção de comida, você se sente mais satisfeito depois de comer!
CURIOSIDADES:
- Diversas pesquisas mostram que as pessoas costumam comer menos quando comem devagar!
- É notável, e cheguei à conclusão de quem faz dietas e tem problemas com excesso de peso tem o hábito comum de comer muuuito rápido!
- Quanto tempo leva para comer? Normalmente, você se sente insatisfeito depois de comer? Você sente que falta alguma coisinha ainda? Já passou pela experiência de fazer uma refeição normal e dizer a si mesmo(a): Não foi muita comida, de jeito nenhum. Eu ainda estou com fome. Simplesmente porque não prestou atenção no que comeu?
- Estudos demonstram que existe um intervalo de até 20 minutos entre o momento que seu estômago fica pleno de comida e o reconhecimento disso pelo cérebro. Quanto mais devagar você come, mais tempo tem para que a mensagem "estou satisfeito" alcance seu cérebro e ele lhe dê o sinal para parar de comer!

Bacana ne? Mais uma suuuuper dica do livro Pense Magro, que eu aaamo!!! Agora, me conte se eu consegui mudar a sua opinião! Faça este teste com você mesmo(a)! É simples, só se alimentar com tranquilidade, longe da TV e sem correria! rs... Alimentar-se devagar é muito importante para aumentar o seu tempo de saciedade, ou melhor: ficar mais tempo sem sentir fome!!!! E claro, seu organismo vai agradecer, porque assim não acontecerá nenhum descoforto!!!!
Beijos, beijos!

domingo, 7 de agosto de 2011

Receita do dia: Penne com brócolis e alho-poró

Geeeente, fiz esse macarrão na minha casa em Guararapes, mas não tirei fotos (que ódio)....fica maravilhoooooso! É super fácil de fazer e dica: use macarrão integral, para ficar com um saborzinho mais saudável, garanto que vão amar porque não muda nada o sabor do macarrão comum! Quando fizerem me contem aqui....vou aguardar, ok?
Beijos


Ingredientes:
- 150g de brócolis ninja
- 250g de macarrão penne integral
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho
- Sal
- 1 talo médio de alho-poró cortado em meia lua (100g)
- 60ml de azeite
- 100g de tomate cereja cortados ao meio
- 50g de azeitonas pretas fatiadas
- 1 colher (chá) de pimenta do reino branca
 

Modo de Preparo:

Coloque o brócolis em água fervente com sal por 2 minutos. Reserve. Coloque o penne para cozinhar. Enquanto isso, em outra panela, refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente o alho-poró e deixe cozinhar por alguns minutos. Junte ao refogado, a massa cozida com uma concha da água do cozimento. Adicione os tomates cereja, o brócolis escorrido e as azeitonas. Acerte o sal e a pimenta do reino branca. Sirva em seguida e bom apetite!!!!!


Foto somente para ilustrar!


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Escolha uma atividade física JÁ!

Sim, é isto mesmo que está escrito no título deste post. Pois é, meus amores, por mais que existam milhões de pessoas que tentam perder peso somente com a dieta, as pesquisas garantem o sucesso do emagrecimento com a forcinha da atividade física! Além disso, o exercício físico apresenta muitos benefícios relacionando ou não a dieta:

- Ajuda a aderir à dieta:
Praticar uma atividade física ajuda você pensar: Estou determinado(a) a emagrecer e ficar em forma como eu quero! É verdade, estar praticando uma atividade física está muito bem relacionado com a vontade de levar a sério a dieta. Acredite!
- Pode ajudar a controlar o apetite:
Sim! Diversas pesquisas confirmam que praticar atividade física ajuda a regular o sistema de controle de apetite!
- Melhora o humor e alivia o estresse:
Isso é muito óbvio! Se você tem tendência de comer conforme mudam os seus sentimentos, humor ou emoções, como a ansiedade, angústia, tristeza ou frustrações, se exercitar pode ser uma ótima ajuda para aliviar qualquer probleminha.
- Queima calorias:
É tudo que mais queremos né? Durante os exercícios, seus músculos queimam muito mais calorias do que o normal (em repouso).
- Preserva o tecido muscular:
Ou seja: com o processo de emagrecimento é normal você perder gordura corporal e até a massa muscular, juntamente com a atividade física a maior parte da perda será de gordura! Perfeito eu diria...
- Promove a autoconfiança:
Conforme você pratica mais exercícios, você se sentirá melhor em relação a si mesmo e de suas capacidades. Quer saber mesmo? Você se sente mais positivo(a) em relação a sua aparência física, menos ansioso(a) sobre seu corpo e mais confiante em suas próprias capacidades.
- Faz você se sentir melhor fisicamente:
Claro! É só fazer o teste com você mesmo(a). Quanto mais você se movimentar mais você vai querer se movimentar. Os exercícios melhoram todo o funcionamento do organismo, como fortalecem os pulmões, coração e outros músculos, e isso faz com que suas atividades diárias se tornem cada vez mais simples. Além disso, melhoram o sono e você se sentirá com mais energia no seu dia.
- Melhora sua saúde e ajuda a prevenir vários tipos de doenças:
Cada vez mais as pessoas estão procurando qualidade de vida, não é mesmo? E milhares de pesquisas confirmam que o exercício físico tem total correlação com a redução de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer.
Gostaram? Mais uma vez, para saber mais, é só ler o Livro: PENSE MAGRO!