quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alimente-se devagar

Garanto que a maioria de vocês já ouviram essa frase: "conte até 30 bem devagar quando estiver mastigando um alimento". Aaaaah eu sempre ouvia da minha mãe quando eu era pequena. E como mãe nunca erra, essa é a pura verdade! Não importa o quanto você conta e sim o tempo que o alimento fica dentro da sua boca até que você sinta que ele já está na hora certa para ser engolido! Ou seja, mastigar, mastigar, mastigar e saboreaaaaaaaaaaar...PRONTO!...com calma você já pode engolir! É assim que funciona mesmo e por isso que eu vou mostrar duas razões benéficas sobre a importância de comer devagar e conscientemente:

  1. Quando você come devagar, seu cérebro tem tempo para registrar que você está satisfeito!
  2.  Quando você percebe e aprecia cada porção de comida, você se sente mais satisfeito depois de comer!
CURIOSIDADES:
- Diversas pesquisas mostram que as pessoas costumam comer menos quando comem devagar!
- É notável, e cheguei à conclusão de quem faz dietas e tem problemas com excesso de peso tem o hábito comum de comer muuuito rápido!
- Quanto tempo leva para comer? Normalmente, você se sente insatisfeito depois de comer? Você sente que falta alguma coisinha ainda? Já passou pela experiência de fazer uma refeição normal e dizer a si mesmo(a): Não foi muita comida, de jeito nenhum. Eu ainda estou com fome. Simplesmente porque não prestou atenção no que comeu?
- Estudos demonstram que existe um intervalo de até 20 minutos entre o momento que seu estômago fica pleno de comida e o reconhecimento disso pelo cérebro. Quanto mais devagar você come, mais tempo tem para que a mensagem "estou satisfeito" alcance seu cérebro e ele lhe dê o sinal para parar de comer!

Bacana ne? Mais uma suuuuper dica do livro Pense Magro, que eu aaamo!!! Agora, me conte se eu consegui mudar a sua opinião! Faça este teste com você mesmo(a)! É simples, só se alimentar com tranquilidade, longe da TV e sem correria! rs... Alimentar-se devagar é muito importante para aumentar o seu tempo de saciedade, ou melhor: ficar mais tempo sem sentir fome!!!! E claro, seu organismo vai agradecer, porque assim não acontecerá nenhum descoforto!!!!
Beijos, beijos!

Um comentário: