quarta-feira, 29 de junho de 2011

Curiosidade: PIMENTA!

Olá! Para quem adoooora uma pimentinha no dia-a-dia, como eu, além de tempero, ela possui uma série de medicamentos naturais, como: analgésico, antiinflamatório, xarope e vitaminas! Vamos lá:

A pimenta do reino faz bem à saúde e seu consumo é essencial para  quem tem enxaqueca.
A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é  exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. No caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. Na  pimenta vermelha, é a capsaicina.Surpresa! Elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras  morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o  nosso cérebro fabrica! O mecanismo é simples: Assim que você ingere  um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria  pegando fogo. Tal informação, gera, imediatamente, uma resposta do cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de  refrescá-lo. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum  dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação que sua boca  estava pegando fogo, inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas,  que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma  sensação de bem-estar, causado pelo verdadeiro banho de  morfina interna do cérebro. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida! E quanto  mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca.E tem mais: as substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago.  Possuem efeito carminativo (antiflatulência). Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde  que, é claro, outros hábitos alimentares e estilo de vida sejam  aplicados também!!!
Existem cada vez mais estudos demonstrando a potente ação  antioxidante (antienvelhecimento) da capsaicina e piperina.
Além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é  muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. 

Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que  previnem o câncer.
 Hoje ela ja é  usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores  musculares e reumatismo e até desordens gastrintestinais.

DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE:
Baixa imunidade - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do  mundo no combate à AIDS com resultados promissores.
Câncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da  capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou  seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses  desse mesmo princípio ativo.
Depressão - A ingestão aumenta a liberação de  noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.
Enxaqueca - Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais  potentes, que atenuam a dor.

Feridas abertas - É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e  anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente sobre a pele machucada.
Gripes e resfriados - Tanto para o tratamento quanto para a  prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula.
Infecções - O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. 
Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.
Doenças do coração - A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de  interromper um ataque cardíaco em 30 segundos. Ela contém  componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.
Obesidade - Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a  diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura  corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias.
Pressão alta - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a  regularizar a pressão arterial.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sua pele é o que você come...

Todos nós sabemos que a alimentação possui um papel importantíssimo na estética facial e corporal, não é? Diversos nutrientes, principalmente os considerados antioxidantes,  atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável e no controle dos efeitos maléficos dos radicais livres e assim amenizam e retardam o envelhecimento. Vale a pena conferir alguns hábitos e atitudes diárias que poderão ajudar na sua prevenção:


  • Tenha uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados (ricos em gorduras trans);



  • Evite ou reduza o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, pois sua ação acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente;
  • Beba em cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo;
  • Pratique uma atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos;
  • Tenha uma noite tranquila com média de 8 horas de sono todas as noites;
  • Evite fumar. Fumar destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo;
  • Evite bebidas alcoólicas com exagero;
  • Limpe e hidrate a pele no mínimo 2 vezes ao dia adequados ao seu tipo de pele;
  • Utilize filtro solar todos os dias!!!!
  • Leve a vida com menos preocupações! Sorria mais!!!!! Quando estamos mais tensos ou tristes toda pele fica mais enrugada e com aspecto mais velho!

  • Eu recomendo: O protetor solar da marca ROC. É fantástico! Não é nada oleoso e perfeito para todos os dias!!!

    domingo, 19 de junho de 2011

    Cartão de visita...

    Olá! Bom, como não sei se todos estão sabendo, estou aqui hoje para divulgar o meu local de trabalho. Para quem não sabia e tem interesse de conhecer, estou atendendo na Clínica SYMCO aqui em Campinas/SP. A clínica é super bem localizada, na Rua Coronel Quirino no Cambuí. Portanto, vou deixar aqui o meu cartão de visita para que vocês possam agendar consultas quando quiserem, ok? Beijos e um ótimo domingo para todos!

    sábado, 18 de junho de 2011

    OSTEOPOROSE!

    Os ossos são formados por proteínas (colágeno) e minerais (cálcio e fósforo). Constantemente, essas estruturas são renovadas em nosso corpo. Com o envelhecimento, há o enfraquecimento do tecido ósseo, tornando os ossos mais porosos, frágeis e quebradiços, resultando muitas vezes na Osteoporose, doença muito comum em mulheres e idosos.
    A osteoporose aumenta a possibilidade de fraturas, principalmente no quadril, no fêmur e na coluna vertebral. Para os idosos, essas fraturas não são simples e causam limitações, como por exemplo a dificuldade de andar ou de ter uma vida independente. E com a queda de estrôgenios durante a menopausa, torna- se também mais frequente nas mulheres.
    A dieta para prevenção deve começar na infância e adolescência e inclui o consumo adequado de cálcio e a prática regular de atividade física.

    Alimentos ricos em Cálcio:
    - Leite, queijos, iogurtes e coalhadas
    - Folhosos verdes-escuros
    - Peixes

    Alimentos amigos do Cálcio:
    São alimentos que auxiliam na formação e manutenção dos ossos:
    - Folhosos verdes escuros, pois além de cálcio contém magnésio
    - Frutas cítricas ricas em vitamina C
    - Castanhas, carnes, leite, ovo, queijos e leguminosas que são ricas em fósforo

    Alimentos inimigos do Cálcio:
    São substâncias que diminuem a absorção do cálcio no organismo e/ou aumentam a sua perda pela urina:
    - Café e chás escuros que são ricos em fitatos
    - Refrigerantes tipo cola
    - Excesso de sódio como nos embutidos, enlatados e temperos prontos


    ATENÇÃO: - Pratique exercícios físicos regularmente com orientação (principalmente exercícios de força), pois ajudam a fortalecer os ossos.
    - Evite tomar antiácidos com frequência.
    - Tenha um sono tranquilo.
    - Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.
    - Tome sol de 10 a 15 minutos por dia em horários adequados.(antes das 10h da manhã e depois das 16h). O sol estimula a produção de vitamina D.
    - E tenha uma dieta equilibrada!!!!!!!

    terça-feira, 14 de junho de 2011

    Segurança alimentar: Parte 1

    Bom dia para todos! Tenho certeza que todos vocês irão concordar comigo agora...Falar de alimentação saudável tem total ligação com a segurança alimentar, não é? O que é segurança alimentar? Muito simples! Maaaaas o que não falta é assunto, rs... e vou estar mostrando para vocês aos poucos, por isso dividi em partes e hoje vou mostrar somente um pedacinho! Assim... não fica cansativo e nos outros dias coloco mais postagens sobre este tema, ok? Vamos lá? Boa leitura!!!!


    Segurança alimentar é a obtenção de uma alimentação livre de qualquer tipo de contaminação. Consumir alimentos em condições higiênicos sanitárias sem risco de aparecimento de doenças transmitidas por alimentos. E para impedir ou minimizar o crescimento de microorganismos nos alimentos e nas preparações, segue alguns procedimentos que devemos seguir:

    Durante as compras:
    1. Sempre observar a validade dos produtos,
    2. Nunca comprar alimentos cujas embalagens estejam danificadas, amassadas ou estufadas. Vidros(conservas) observar se há a presença de espuma. Os grãos de cereais e leguminosas, analisar o grau de impurezas e se há carunchos,
    3. Os alimentos que necessitam de refrigeração ou congelamento, como: as carnes, frios, embutidos (salame, presunto, peito de peru, mortadela,...) ou leite e derivados e massas frescas devem ficar por último no momento da compra, para que a temperatura se mantenha por mais tempo,
    4.  As carnes devem ser firmes à pressão dos dedos e não se esqueça de verificar o odor. A colaração, no caso da carne vermelha, deve variar de vermelho vivo para o vermelho escuro. As aves não devem estar esverdeadas e com os miúdos no seu interior. Os peixes resfriados inteiros devem apresentar corpo rígido, olhos cristalinos e guelras avermelhadas. Recusar embutidos com aspecto pegajoso, com manchas esverdeadas ou soltando líquido. As massas devem estar úmidas.

    sábado, 11 de junho de 2011

    Receita do dia: Dia dos Namorados...

    E para esse dia tããão especial, nada melhor do que preparar um maravilhoso risottinho para o(a) namorado, noivo, marido... né? Ah! Eu sou apaixonada por risottos e acho que não existe outro prato que combine mais do que este para um jantarzinho a dois, além da escolha de um bom vinho, claro... para deixar tudo mais gostoso!
    Bom...escolhi um risotto que é o meu preferido: Risotto de Funghi! Huummmmmmmm...não existe nada melhor...rs....E esta delícia, (como todas as outras que eu já postei) é mais uma receita da minha amiga Stephanie Pinese que faz faculdade em São Paulo e sempre tem como apoio o livro: Carnes e Aves da Universidade Anhembi Morumbi, onde ela aprende tudo isso! Divino né?

    E um maravilhoso Dia dos Apaixonados para todos...

    Risotto Ai Funghi Porcini

    Ingredientes:

    20g de funghi porcini seco.
    700ml de fundo escuro bovino ( encontra em pó para diluir em água).
    15g de cebola pérola em pedacinhos pequenos.
    45g de manteiga sem sal.
    100g de arroz arbório.
    30ml de vinho branco seco.
    Sal refinado.
    Pimenta do reino preta moída.
    30g de queijo parmesão ralado.

    Modo de preparo:

    Hidratar o funghi em água quente.
    Aquecer o fundo e manter aquecido.
    Suar a cebola com 15g de manteiga.
    Adicionar o arroz e mexer até que todos os grãos estejam envoltos em manteiga. Juntar o funghi picado, reservando a água de hidratação.
    Acrescentar o vinho branco e reduzir até quase secar.
    Adicionar o fundo aos poucos e cozinhar em fogo alto, mexendo constantemente. Acrescentar a água do funghi.
    Quando o arroz estiver al dente, desligar o fogo, temperar com sal e pimenta, acrescentar o restante da manteiga gelada em cubos e o queijo parmesão ralado. Misturar bem.
    Servir IMEDIATAMENTE.




    quarta-feira, 8 de junho de 2011

    Os benefícios de anotar o que se come:

    Gente! Esta noite li um pedaço de um livro de Nutrição muuuuito legal que eu tenho (Pense Magro: A dieta definitiva de Beck – de Judith S. Beck) e me identifiquei demais...ri sozinha, juro! Tenho certeza que quem me acompanhou bem em 2010 sabia que eu fazia isso de verdade, e quem quiser acreditar é só pegar o meu Ipod que lá tem tuuudo que eu comia por dia, anotadinho nas minhas Notas...é sério! Em média de 6 meses eu anotava tudo e todas as quantidades certinhas do que eu comia e isso era quaaase todos os dias...e juro, eu perdi peso sim! Já que eu fui um exemplo real deste hábito verdadeiro, rs...vai aqui essa mega dica com os seus porquês.

    Diversas pesquisas demonstram que manter um registro por escrito do que se come, aumenta a probabilidade de emagrecer e não voltar a engordar! Monitorar a alimentação por escrito facilita sua permanência na dieta pelos seguintes motivos:
    - Ajuda você permanecer responsável pelo que realmente come:
    Não vai mais acontecer de você se enganar com o que comeu, por exemplo: o creminho adicionado no café, as degustações fora de hora, um prato repetido,etc...Isso faz com que você se torne consciente do que está fazendo e não tem como se enganar, e assim enxergando melhor os seus erros!
    - Ajuda a fortalecer sua motivação:
    Vai ser muito mais comum você mesmo(a) se elogiar, principalmente quando diz para si mesmo(a) que foi muito bom e valeu a pena seguir sua dieta ao pé da letra!
    - Ajuda a construir sua autoconfiança:
    Pois você começa a perceber que consegue fazer dieta sim, que é capaz levar com facilidade o que é preciso para emagrecer!
    - Ajuda a reconhecer e resolver problemas:
    Quando você se dedica algum tempo, por exemplo: todas as noites, para verificar se desviou de sua dieta, você tem a oportunidade de pensar em como corrigir esse problema!

    Fica a dica: Em algum momento da dieta, eu tenho certeza que você vai querer parar de anotar o que está comendo. É... isso é bem comum quando você desvia um pouco dos alimentos ou quantidades corretas e está evitando encarar essa realidade para não se sentir mal. Mas, eu garanto que em momentos como esses, é muito melhor anotar os alimentos consumidos! E ATENÇÃO: Deixe de pensar assim: Não faz mal deixar de anotar desta vez. Mas é claro que faz, não é mesmo?

    Como e onde anotar o que você come:

    - Separe uma agendinha, caderno, bloco de notas do seu computador ou até folhas que você possa ir guardando e anote:
    1) Enumere as suas refeições e horários,
    2) Anote as preparações e alimentos,
    3) Coloque as quantidades.
    Pronto! Lembre-se: Prefira fazer este monitoramento à noite, quando terminar a sua última refeição para não se esquecer exatamente de nada que você comeu no dia ou se você tiver tempo: Coma e anote já imediatamente! Assim, você não esquece nadinha e evita engordar! Experimente!!!!! Dá um resultado super legal! E me digam se gostaram, ok? Beijos...


    domingo, 5 de junho de 2011

    Gordura do bem!

    Oi Pessoas! Esse final de semana tive minha pós no sábado e hoje. Ontem a matéria foi o metabolismo de carboidratos (grupo dos cereais) e hoje foi o metabolismo de lipídeos (grupo das gorduras). E geeente, as aulas foram um espetáculo, e eu não sossegava pensando em tudo que eu poderia estar mostrando para vocês aqui, sério...rs! Bom...como hoje vi tudo sobre gorduras, resolvi contar tuuudo sobre uma gordura que está super na mídia quando o papo é dieta! Que tal conhecê-la? Estou falando da gordura do óleo do coco!


    A primeira qualidade da gordura do óleo do coco é que ele possui uma gordura que se chama triglicerídeos de cadeia média, o conhecido TCM, que é uma gordura saturada,composta pelos ácidos graxos caprílico, capróico e láurico que auxilia no combate às inflamações e na redução do colesterol ruim (LDL) e são eficazes na geração de energia, pois são imediatos e não precisam de enzimas para ser absorvido como os outros tipos de gordura. Ou seja? Esse tipo de gordura não se deposita no nosso tecido adiposo, pois ela se transforma rapidamente somente no fígado. Por isso, é considerado um alimento termogênico: gera calor e queima calorias! Além disso, a gordura do óleo do coco promove sensação de saciedade e assim consumimos menos alimentos. E tem mais: o óleo do coco é extra-virgem, sendo então suuuper natural e sua quantidade de sal é zero!
    E LEMBRE-SE: -Incluir esta gordura no cardápio não é nada complicado, pois pode ser substituído por outros óleos em doces, granolas, vitaminas e iogurtes!
    -Existe também a versão em cápsulas que também é bem natural. IMPORTANTE: Consulte um médico ou um nutricionista(a) para saber a quantidade adequada para você!!!!
    -É fundamental ter hábitos saudáveis: prática de atividade física e uma dieta equilibrada! Pois o óleo de coco ainda não é milagroso! rs...

    Eu recomendo:

    Óleo de coco da marca COPRA - Para saber mais:  http://www.copraalimenticia.com.br/

    sexta-feira, 3 de junho de 2011

    Receita do dia: Picanha grelhada com salsa campagna

    Ingredientes:

    200g de picanha
    Sal refinado
    Pimenta do reino preta moída
    30ml de óleo de canola

    Modo de Preparo:

    Limpar, porcionar e resfriar a carne.
    Limpar, aquecer e untar a grelha com óleo de canola.
    Pincelar a carne com um pouco de óleo.
    Colocar a carne na grelha aquecida.
    Quando a carne começar a sangrar, polvilhar com sal e virar.
    Salgar o outro lado e tirar do fogo quando alcançar o ponto de cocção desejado.
    Caso a carne não atinja o ponto desejado, terminar a cocção no forno pré-aquecido a 160 graus.

    Salsa Campagna

    Ingredientes:

    15ml de vinagre de vinho branco
    45ml de azeite extra-virgem
    Sal refinado
    Pimenta do reino preta moída
    100g de tomate Débora maduro
    50g de cebola pera
    Salsa fresca

    Modo de preparo:
    Fazer um vinagrete com o vinagre, o azeite de oliva extra-virgem, o sal e a pimenta.
    Em uma vasilha combinar os demais ingredientes: o tomate(sem semente) e a cebola em cubos pequenos e a salsa picada. Juntar tudo e ajustar os temperos! Bom apetite!!!!!!!!

    
    

    quarta-feira, 1 de junho de 2011

    O par perfeito!


    Olá! Eu jamais deixaria de falar sobre o arroz e feijão, combinação suuuper brasileira e muito saudável. A dupla arroz e feijão fornece os aminoácidos essenciais para o nosso organismo (aqueles que não produzimos), além de fibras, vitaminas do complexo B, ferro e cálcio.
    Mas com o dia-a-dia mais corrido, o consumo de arroz e feijão tem diminuído nas ultimas décadas no Brasil, pois as pessoas estão consumindo mais "lanches" e alimentos semi prontos, e assim estão se tornando mais gordas e menos saudáveis.
    Atualmente, as pessoas que modificam seus hábitos alimentares tradicionais adotando à chamada "dieta ocidental", rica em carboidratos simples, gorduras, alimentos industrializados e fast-foods tem como resultado o aumento de peso e o surgimento de doenças cardiovasculares, dislipidemias, diabetes mellitus e até câncer.
    Além de fazer  parte da rotina de muuuita gente, esta  combinação é considerada saudável e não é proibida para quem quer emagrecer, pois fornece fibras para o funcionamento intestinal e promove saciedade, além dos diversos nutrientes. Mas para quem quer uma alimentação mais saudável não deve-se usar no feijão alimentos naaada saudáveis como o bacon, linguiça, banha de porco e temperos industrializados. E sim preferir os temperinhos naturais, como o alho,  cebola, louro, etc... E melhor ainda???? É optar pelo arroz integral que vai enriquecer ainda mais este simples e saboroso  par.
    Lembrando:- É importante fazer de 5-6 refeições diárias, e ter a dupla como prato principal todos os dias!!!
    - O arroz e o feijão deve ser combinado com variadas verduras, legumes, carnes e frutas que são todos nutritivos e auxiliam no funcionamento do organismo!