quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os benefícios de anotar o que se come:

Gente! Esta noite li um pedaço de um livro de Nutrição muuuuito legal que eu tenho (Pense Magro: A dieta definitiva de Beck – de Judith S. Beck) e me identifiquei demais...ri sozinha, juro! Tenho certeza que quem me acompanhou bem em 2010 sabia que eu fazia isso de verdade, e quem quiser acreditar é só pegar o meu Ipod que lá tem tuuudo que eu comia por dia, anotadinho nas minhas Notas...é sério! Em média de 6 meses eu anotava tudo e todas as quantidades certinhas do que eu comia e isso era quaaase todos os dias...e juro, eu perdi peso sim! Já que eu fui um exemplo real deste hábito verdadeiro, rs...vai aqui essa mega dica com os seus porquês.

Diversas pesquisas demonstram que manter um registro por escrito do que se come, aumenta a probabilidade de emagrecer e não voltar a engordar! Monitorar a alimentação por escrito facilita sua permanência na dieta pelos seguintes motivos:
- Ajuda você permanecer responsável pelo que realmente come:
Não vai mais acontecer de você se enganar com o que comeu, por exemplo: o creminho adicionado no café, as degustações fora de hora, um prato repetido,etc...Isso faz com que você se torne consciente do que está fazendo e não tem como se enganar, e assim enxergando melhor os seus erros!
- Ajuda a fortalecer sua motivação:
Vai ser muito mais comum você mesmo(a) se elogiar, principalmente quando diz para si mesmo(a) que foi muito bom e valeu a pena seguir sua dieta ao pé da letra!
- Ajuda a construir sua autoconfiança:
Pois você começa a perceber que consegue fazer dieta sim, que é capaz levar com facilidade o que é preciso para emagrecer!
- Ajuda a reconhecer e resolver problemas:
Quando você se dedica algum tempo, por exemplo: todas as noites, para verificar se desviou de sua dieta, você tem a oportunidade de pensar em como corrigir esse problema!

Fica a dica: Em algum momento da dieta, eu tenho certeza que você vai querer parar de anotar o que está comendo. É... isso é bem comum quando você desvia um pouco dos alimentos ou quantidades corretas e está evitando encarar essa realidade para não se sentir mal. Mas, eu garanto que em momentos como esses, é muito melhor anotar os alimentos consumidos! E ATENÇÃO: Deixe de pensar assim: Não faz mal deixar de anotar desta vez. Mas é claro que faz, não é mesmo?

Como e onde anotar o que você come:

- Separe uma agendinha, caderno, bloco de notas do seu computador ou até folhas que você possa ir guardando e anote:
1) Enumere as suas refeições e horários,
2) Anote as preparações e alimentos,
3) Coloque as quantidades.
Pronto! Lembre-se: Prefira fazer este monitoramento à noite, quando terminar a sua última refeição para não se esquecer exatamente de nada que você comeu no dia ou se você tiver tempo: Coma e anote já imediatamente! Assim, você não esquece nadinha e evita engordar! Experimente!!!!! Dá um resultado super legal! E me digam se gostaram, ok? Beijos...


4 comentários:

  1. E eu sou a testemunha que tudo isso é verdade! ahahah a hora que vi o título do post já sabia que era sobre as suas anotações... outra ótima dica pro pessoal que quer ter uma alimentação saudável, adorei Lu!

    ResponderExcluir
  2. minha mae fazia eu fazer isso no Canada depois que eu ganhei 8 quilinhos e pior que emagreci la mesmo Lu!!! ia vendo as besteirinhas que comia pra nao repetir neeeever!!

    ResponderExcluir
  3. eeee Lu....bem verdade....quem viveu um pouco com vc em 2010 já conseguia perceber que vc era determinada....mas a ponto de anotar td?!?! rrrs q exemplo!!!! Parabéns....Essa dica já ta anotada aqui...e eu tbm vou seguir!! hehe Bjos

    ResponderExcluir
  4. É exatamente isso que acontece ne Nina? E Gra, pode perguntar para Amanda...eu fazia isso mesmo...e o resultado é muito legal...eu ficava bitolada e arasada quando anotava alguma coisa calórica! rs....Beijos pras 3...

    ResponderExcluir