Oi Gente! Estou em Paranavaí/ PR na clínica Clinicor dos meus primos (cardiologista e nutricionista) fazendo um estágio na área de nutrição clínica, e juro... estou amando tuuuudo, pois a clínica é excelente em tooodos os aspectos e estou observando tim tim por tim tim, além de treinar demais na prática. E de verdade? É muuuuito apaixonante esta área e estou cada vez mais empolgada, rs...Bom, e hoje decidi mostrar as diferenças das gorduras que consumimos para ficarmos sempre atentos na hora de consumi-las, ok? Bom, prometo sempre mostrar novidades, mesmo nessa suuuper correria "saudável", afinal, fazer o que a gente ama, não deixa de ser saudável, não é? rs...
Beijos para todos e boa leitura!!!!!
Os alimentos podem conter vários tipos de gordura com efeitos benéficos à saúde, aumentando o HDL, que é o "colesterol bom" ou outros que podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o "colesterol ruim". Mas CUIDADO...mesmo os tipos de gordura benéfica devem ser consumidas com moderação!!!
Trans = ela vem de um processo industrial. Diminui o colesterol bom, aumenta o ruim e deixa as artérias em situação complicada. É mais comum encontrá-la em alimentos industrializados, como: sorvetes, molhos para salada, bolachas recheadas, tortas,...Esta gordura deve ser evitada, pois o alto consumo pode trazer o desenvolvimento de problemas no coração.
Saturada = não deve ultrapassar 10% do total de gordura da dieta, pois ela pode contribuir para o aumento das taxas de colesterol no sangue. É facilmente encontrada nas carnes, laticínios integrais, embutidos...
Triglicérides = todos os alimentos que possuem gordura contém triglicérides, principalmente doces, massas, refirigerantes e bebidas alcoólicas. Em grandes quantidades agravam quem já tem colesterol alto e acumulam facilmente no tecido adiposo em forma de gordura.
Ácidos graxos essenciais: ômega 6 e 3: gorduras poliinsaturadas:
Ômega 6 = é considerada uma gordura boa que não produzimos no nosso organismo, pois deve ser adquirida através da dieta. Ela auxilia na eliminação do LDL(a versão nociva do colesterol), mas deve ser consumida com moderação para o HDL(colesterol bom) não diminuir juntamente com o ruim. Está presente nos óleos vegetais como o de milho, soja e girassol, nas nozes e nos vegetais folhosos.
Ômega 3 = ao lado do ômega 6 é associado no grupo das gorduras boas. Aplaca os efeitos dos triglicerídeos e do colesterol ruim no sangue e reduz a pressão arterial. É encontrado na semente de linhaça e nos peixes de água fria como sardinha, salmão, arenque, cavala e atum.
Monoinsaturadas = ajuda a reduzir o LDL e previne doenças cardiovasculares. Exemplos: azeite de oliva, óleo de canola e abacate fornecem grandes quantidades do nutriente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário