terça-feira, 24 de maio de 2011

Vegetarianismo...

Olá!!!! Pessoal faz tempo que estou querendo mostrar algo sobre a alimentação vegetariana, e para complementar, ontem no Programa do Jô (23/05/2011) ele entrevistou uma nutricionista que explicou um pouquinho sobre este tipo de dieta. Vale a pena ler o meu resumo e depois assistir os vídeos do programa...particularmente, eu adorei, rs...
Beijos..


O vegetarianismo é uma variedade de práticas dietéticas com diferentes aspectos para a saúde e definições das práticas vegetarianas, como, por exemplo: 
a Dieta Vegan, que não contém nenhum produto de origem animal; 
a Lactoovovegetariana (LOV), que inclui produtos lácteos e ovos; e
a Semivegetariana, que ainda inclui pequenas quantidades ou consumo esporádico de determinados tipos de carne, como peixes e aves.
As dietas não-vegetarianas, que o consumo de carne é comum, são denominadas dietas onívoras.
A dieta vegetariana normalmente é associada a diversos benefícios para a saúde, como baixas concentrações de lipídios séricos, baixos níveis de adiposidade corporal e baixa incidência de mortes por isquemia do miocárdio, diabetes mellitus e certos tipos de câncer, além de uma maior expectativa de vida. Entretanto, também tem sido objeto de preocupação, na medida em que novos estudos realçam possíveis aspectos prejudiciais à saúde com a prática do vegetarianismo. De acordo com a American Dietetic Association, dietas vegetarianas oferecem alguns benefícios nutricionais, como a baixa ingestão de gordura saturada e colesterol e a alta ingestão de carboidratos, fibras dietéticas, magnésio, potássio, folato, antioxidantes (como as vitaminas C e E) e fitoquímicos. Mas também a dieta vegetariana não equilibrada ou restritiva (sem a ajuda do profissional nutricionista), particularmente em situações de altas demandas metabólicas (na atividade física), pode provocar deficiências nutricionais. Quanto ao consumo de proteínas, os vegetarianos normalmente apresentam uma ingestão mais baixa quando comparados a não-vegetarianos. Além disso, a qualidade das proteínas de origem vegetal é considerada de baixo valor biológico, visto que são incompletas quanto à composição de aminoácidos. Por isso, é necessário acertar nas escolhas alimentares! Confira uma listinha básica de alimentos importantíssimos e que não devem faltar no seu dia-a-dia:


Alimentos fundamentais:

- Folhas verdes e escuras (couve, rúcula, espinafre,...), além de outras verduras
- Oleaginosas (castanha do Pará, nozes, amêndoas,...)
- Alimentos integrais e cereais (arroz, pão, aveia, linhaça,...)
- Frutas com variedade (principalmente as ricas em vitamina C)
- Legumes
- Leguminosas: feijão, lentilha, soja, grão-de-bico,..
- Soja: principalmente em grãos ou na forma de leite de soja (soro) ou o queijo tofu. Quando utilizar a carne de soja ter cuidados no preparo.
- Frutas secas/desidratadas (damasco, passas, ameixa,...)
- Azeite de oliva
- Sementes ( girassol, abóbora,...)

Um comentário:

  1. Luuu adorei o post...parabéns os posts estão um sucesso!!!beijos

    ResponderExcluir